Qual a diferença entre os Própolis?


O que é Própolis?

A própolis é uma mistura de substâncias coletada pelas abelhas de diversas partes das plantas, como brotos, botões de flores, cascas e exsudatos de árvores, com suas secreções salivares, cera e pólen.

A composição química da própolis, suas propriedades e sua qualidade podem apresentar diferenças significativas. Elas dependem fortemente da estação do ano, das condições geográficas e da origem botânica das plantas de onde as abelhas realizam a coleta do material, bem como a espécie da abelha.

Dessa maneira, a própolis pode apresentar diversos aspectos e variações em sua textura, cheiro e coloração, sendo essas características atribuídas à sua composição.

Benefícios do Própolis

Antibacteriana: Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc.

Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Quais as principais utilizações ?

A própolis tem sido utilizada em preparações cosméticas, como cremes faciais, sabonetes, pomadas, loções e soluções. Existem algumas preparações a base de própolis como por exemplo, cápsulas, spray bucal, cremes, tinturas, soluções antiacne, antisséptico bucal, entre outros.

A Própolis pode causar alergia ?

A própolis tem um potencial alergênico dependendo de sua origem botânica e composição química. A ocorrência de efeitos colaterais da própolis podem ser provenientes de alergias e sensibilidade ao composto. Podem ocorrer reações alérgicas e irritações teciduais localizadas, decorrentes do contato com o mesmo.

Embora estas manifestações alérgicas à própolis sejam bem conhecidas, a potencialidade alérgica à própolis é mais uma questão de sensibilidade individual do que uma propriedade intrínseca da mesma.

Diferenças entre os própolis

Própolis Verde

A própolis verde é encontrada exclusivamente na região sudeste do Brasil. Ela é produzida a partir da resina do alecrim-do-campo ou Vassorinha, uma planta nativa do cerrado brasileiro. Esse tipo de própolis ficou famoso no país e no exterior por apresentar eficácia no combate a diversos males.

Vários estudos afirmam que o sucesso se deve a sua alta concentração de flavonoides e do Artepillin C, um flavonoide de altíssimo poder antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e auxilia no combate e prevenção de diversas doenças.

Estudos também sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, motivo pelo qual é muito utilizada em hospitais do Japão. Além disso, a própolis verde é eficiente para destruir bactérias, fungos, vírus e ainda aumenta as defesas do nosso organismo, protege a pele, entre muitos outros benefícios.

Esse tipo de própolis agrega benefícios reconhecidos pela Comunidade Científica e Médica, como as propriedades antibacteriana, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e regeneradora de tecidos, anestésica (eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes e outras), e ainda imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo nosso sistema imunológico e aumentando a resistência contra doenças e infecções. (Docteur Yves DONADIEU, Faculté de Medicine de Paris).

Própolis Marrom

A própolis marrom, que conhecemos como tradicional ou própolis comum, é amplamente encontrada e produzida em todo o território nacional. Ela é coletada pelas abelhas em diversos tipos de vegetação e não apresenta nenhuma característica botânica predominante conhecida. Ela possui uma coloração que pode variar entre o marrom claro ou marrom esverdeado e preto, dependendo de sua origem. 

Na maioria das vezes sua colocação mais escura ou desbotada é devido a oxidação, causada pela exposição à luz e calor por longo período de tempo, perdendo a maioria de seus compostos voláteis responsáveis pelas atividades biológicas no corpo humano.

Em sua composição podemos encontrar diversas enzimas, flavonoides, compostos fenólicos, entre outros, em concentrações mais baixas se comparadas com a própolis verde. Por isso, a própolis tradicional também é usada para tratar diversas doenças, porém com resultados menos satisfatórios.

Como utilizar o extrato de própolis?

É utilizado em gotas, sendo recomendado a ingestão de 15 a 30 gotas do produto, 3 vezes ao dia.




Fonte: Real Própolis (14/02/2019)

Fonte: Camomila Empório Natural (14/02/2019)
Compartilhar Google Plus

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS:

- Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.

- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.

- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas, ou o formulário de orçamentos para fazer orçamentos de receitas.

- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.

- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática de SPAM.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.