Complexo B



O Complexo B compreende vitaminas como Vitamina B6, ácido Fólico, Vitamina B12, tiamina, Riboflavina e Niacina, importantes para o bom funcionamento corporal. Estão envolvidas em diversos processos metabólicos e são essenciais para a produção de energia e a saúde do sistema nervoso, sendo que a carência destes nutrientes favorece o surgimento de cansaço, desânimo e falta de disposição e energia.

A necessidade de consumir tais vitaminas

Tendo em vista as várias funções, é imprescindível que se tenha o consumo dessas vitaminas diariamente, para não prejudicar áreas importantes do organismo. 

O consumo dessas vitaminas, além de manter o funcionamento regular dos processos corporais, pode melhorar o bem-estar do indivíduo, tendo em vista que elas desempenham funções em relação ao metabolismo de alimentos, assim como os carboidratos. Os carboidratos e outros nutrientes são convertidos em glicose, que, depois, se tornam ATP. O ATP é responsável por dar energia ao organismo, para que este realize as funções mais básicas. Além disso, a glicose advinda dos carboidratos é responsável por auxiliar a produção e disseminação da serotonina no cérebro, hormônio conhecido por dar prazer.

Benefícios de se tomar as vitaminas do complexo B 

Dessa forma, sem o consumo correto do complexo B, doenças como depressão, síndrome do pânico e anorexia poderiam se desenvolver. Por isso, uma suplementação com Complexo B é importante não somente para a manutenção do peso, mas para proporcionar bem-estar. 

Outras doenças também têm correlação com a diminuição do consumo de complexo B. Como o sistema imunológico depende da produção correta de hemácias, e estas somente poderiam ser produzidas com o auxílio das vitaminas pertencentes ao complexo B, várias doenças oportunistas poderiam acontecer com o baixo consumo de complexo B.


Complexo B engorda

Nenhuma vitamina, engorda. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais. 

Por melhorar o metabolismo dos alimentos e outras áreas do corpo, o consumo de vitaminas pode regularizar as funções, que estavam com processos mais lentos, devido à alimentação com poucos nutrientes. Quando o corpo recebe nutrientes de maneira correta, os processos se regularizam, demandando mais energia. Esta energia viria da alimentação e das reservas, o que contribui para o emagrecimento, especialmente por diminuir a capa de gordura corporal, que faz parte das reservas de energia do organismo. 

É possível ver um aumento do apetite, quiçá do peso, porém este aumento não seria ligado ao ganho de gordura e, sim, de massa magra. Portanto, o possível aumento de apetite e de peso não estão ligados diretamente ao complexo B, mas à melhora de desempenho do organismo, que retorna a suas funções regulares. 

Efeitos colaterais das vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B não causam hipervitaminose. Elas são expelidas, quando em excesso, pelas fezes. Por isso, consumir aquém do necessário não ajudará em nada ao organismo e, muito menos, dará mais energia para desempenhar funções. 

Sempre consulte o médico ou o farmacêutico para ver a necessidade de se medicar e suplementar com qualquer nutriente. Faça os exames necessários, os quais irão mostrar como está a qualidade da sua alimentação. Consuma alimentos saudáveis, de maneira moderada. Beba muito líquido e faça atividades físicas regularmente.

Compartilhar Google Plus

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.